Avaliação Fisioterapêutica

Avaliação Fisioterapêutica

“Conhecendo e entendendo o corpo.”

A avaliação fisioterapêutica tem como objetivo definir detalhadamente os problemas, disfunções, desvios e desequilíbrios mecânicos e funcionais do corpo, assim ajudando o terapeuta responsável a traçar condutas corretas de tratamento, como direcionar para terapias e atividades físicas alternativas respeitando as necessidades específicas e individuais de cada paciente.

Tudo é baseado em anatomia, biomecânica, cinesiologia e fisiologia. A avaliação consiste em uma análise objetiva (exame físico) e subjetiva (sintomas e relatos) do paciente.


Conheça o Procedimento

A Avaliação é dividida por etapas que levam o terapeuta a direcionar sua conduta e investigar a etiologia do problema, assim facilitando a intervenção e tratamento. Essas etapas são:

Anamnese: Coleta de dados pessoais e um breve resumo da vida e da queixa do paciente. Nessa fase analisamos rotina diária, profissão, prática de atividade física, uso de medicamentos, dores crônicas, se houve traumas ou cirurgias, a queixa principal e os objetivos do paciente. Esse momento é usado também para leitura dos exames médicos do paciente.

Avaliação estática: Através de uma avaliação holística detalhada, apontamos desvios, rotações de coluna, básculas de quadril e dos ombros, retificações, posição dos joelhos entre outros elementos na posição estática.

Avaliação dinâmica: Analisamos e avaliamos a qualidade dos movimentos principais realizados pela coluna (flexão, extensão, inclinação e rotação), descrevendo limitações, dores e outros sintomas.

Avaliação dos sintomas: Nessa fase concentramos a investigação direto na queixa do paciente, descrevendo cada relato de sintomas, local da dor, tipo e frequência.

Avaliação Fisioterapêutica

Indicações

Qualquer pessoa.


Contraindicações

Não existe contraindicações.


Observações:

É indicado que o paciente traga seus últimos exames clínicos e venha com roupas confortáveis que permitam movimentos livres.